Pages - Menu

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Doação de sangue e solidariedade

Muita gente não sabe, mas os animais também podem precisar de transfusão de sangue por causa de um acidente ou de alguma doença. E muitas vezes é difícil encontrar um doador, seja por falta de informação dos donos ou por medo de que o animal doador fique debilitado. Se muitas vezes nós vemos que é difícil para os humanos conseguirem doadores, imagine para cães e gatos? 
Se você tem um gatinho sadio, que pese mais de 5 kg e que nunca recebeu transfusão sanguínea, ele pode doar sem problemas. Além disso, os veterinários indicam que outros requisitos são: estar com vacinas e vermífugos em dia; não ser positivo para FIV (imunodeficiência felina), FeLV  (leucemia felina) e micoplasma; de preferência ser um gato de apartamento (menos suscetíveis a contato com gatos de rua);  e no caso de fêmeas, não estarem prenhes e nem no cio. Você pode saber mais aqui: http://petcare.com.br/blog/animais-tambem-precisam-de-transfusao-e-podem-doar-sangue/ e aqui: http://www.hemoterapet.com.br
Há algum tempo recebemos o chamado de uma veterinária para saber se algum de nossos gatos poderiam doar sangue para um paciente que estava precisando, e o Melancia foi até a clínica para atender o pedido. O gatinho que precisava de ajuda era o Marcus, que tinha sido adotado há pouco tempo. O Marcus tinha uma vida muito feliz na casa nova, mas ele tinha diabetes e isso não havia sido detectado até o momento. Apesar de todos os esforços da família, a saúde do Marcus piorou e ele precisou da transfusão.

Marcus e a família no dia em que foi adotado
Melancia doando sangue para o Marcus
Infelizmente o Marcus não conseguiu vencer a doença, o que deixou todos (família, veterinários e nós) muito tristes. Depois dos dias de luto e após conhecer o Melancia, a família decidiu adotá-lo. Hoje o Melancia tem família, casa, amor e mais dois irmãozinhos felinos. Apesar da história triste e difícil do Marcus, temos certeza que após a sua adoção, e pelo restinho da sua vida ele foi feliz e fez a família feliz. E, seguindo o exemplo do Melancia, que foi tão solidário com o Marcus, esperamos que mais e mais donos de gatos possam seguir o exemplo e levar seus animais para serem doadores.

Melancia curtindo a casa nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário