Pages - Menu

terça-feira, 1 de março de 2016

Para esclarecimentos



Vira e mexe a gente precisa avisar para todo mundo que estamos lotados, e mesmo assim não deixamos de receber várias mensagens e e-mails pedindo que abriguemos algum gatinho. Podem ter certeza que a nossa vontade era de ajudar cada vez mais e mais animais abandonados, mas infelizmente não conseguimos, então resolvemos contar como é o nosso dia a dia e o que você pode fazer para ajudar.

O que é um abrigo?

Um abrigo deveria funcionar como uma casa de passagem, um local temporário onde o animal tem a chance de ser cuidado, reabilitado e ficar pronto para ir para um verdadeiro lar. Mas o que acontece na verdade? A maioria dos animais acaba ficando no abrigo por meses, anos, e alguns até pela vida toda, como o Joaquim, a Ruth e Pomarolla, que chegaram bebês até nós, entre tantos outros.

Bombom quando chegou e hoje, ainda esperando adoção

Quem mantém o Projeto Viva Gato?

O Projeto se mantém com a ajuda de alguns poucos voluntários e as doações de simpatizantes e visitantes. Já dá pra imaginar que não é fácil né? Todos os meses é uma luta pra saber de onde vamos tirar dinheiro para pagar as contas de alimentação, veterinário e manutenção da casa.
Quem nos acompanha sabe que fazemos muitas coisas para angariar fundos para manutenção da casa do Projeto: rifas, eventos, sorteios, vendas de produtos, parcerias e leilões. Não é nada fácil, ainda mais em tempos de crise...
O governo não ajuda, não recebemos nenhum financiamento de ninguém, não temos atendimento veterinário grátis... É tudo feito com as doações de pessoas que apoiam a causa animal. 

Quem são os voluntários?

São pessoas comuns como você, que têm emprego, casa, família e uma porção de afazeres todos os dias, mas que resolveram tirar algumas horas do seu dia para dedicar aos gatinhos abandonados.
Muitas vezes recebemos mensagens e e-mails querendo resposta imediata. Não conseguimos, infelizmente. Não podemos ficar 24 horas por dia em função do Projeto, é um trabalho voluntário, mas muita gente não compreende.

O que eu posso fazer para ajudar?

Muita gente pergunta o que pode fazer para ajudar, então aqui vão algumas sugestões:
  • Compartilhe nossas publicações, principalmente nossos álbuns de adoção (aqui e aqui). Quanto mais gatinhos forem adotados, mais gatinhos poderão ser ajudados.
  • Adote ou apadrinhe um dos gatinhos do Viva Gato.
  • Doe areia higiênica, patês, sachês, produtos de limpeza (p.ex. água sanitária, álcool,desinfetante), brinquedos, casinhas, caixas de papelão, ração ou dinheiro para que possamos comprar as coisas.
  • Divulgue nossos perfis nas redes sociais.
  • Participe dos eventos.
  • Doe um pouco do seu tempo para ajudar na manutenção da casa e/ou na limpeza. Sempre precisamos de alguém para fazer pequenos consertos, melhorias, e ajudar na limpeza.
  • Vá visitar os gatinhos nos dias de visita. Eles adoram e são muito carentes.
  • Conscientize as pessoas ao seu redor sobre a posse responsável. Não abandone. Castre seus animais. Patrocine uma castração. Mantenha os seus gatos dentro de casa.
Por que vocês não fazem feiras de adoção para diminuir o número de gatos da casa?

Já fizemos e participamos de feiras de adoção, mas nossa experiência não foi satisfatória. Primeiro porque os gatos ficam muito estressados quando saem da casa, eles estressam durante o transporte, estressam em ter que ficar em gaiolas, estressam com a quantidade de pessoas). Em segundo lugar, porque o número de devoluções de animais adotados em feiras é muito grande (essa foi a nossa experiência), muitas vezes as pessoas adotam por impulso e depois, quando chegam em casa acabam desistindo da adoção.
Todos os sábados temos visitas à casa do Viva Gato, quem quiser adotar só precisa ir até lá e conhecer os gatinhos. A melhor coisa é que você pode conhecer todos os gatinhos em um ambiente onde eles estão acostumados, e com isso pode saber como ele é, pode interagir mais com ele, e pode visitá-lo mais vezes até ter certeza de que quer mesmo adotá-lo.

Ah! Mas o processo de adoção de vocês é muito complicado!

Nós realmente somos criteriosos na hora de doar um dos nossos gatinhos, mas não concordamos que nossa triagem seja complicada, sabe por quê? Porque investimos muito tempo e dinheiro em cada um dos nossos resgatados para que possam ficar prontinhos para ir para uma família.
Nossos gatinhos vieram de situações de abandono ou maus-tratos, isso quer dizer que quando chegaram no Projeto, precisaram passar por exames, ser medicados, alguns ficam internados até poderem ir para a casa, outros precisaram passar por procedimentos cirúrgicos. Mas não é só isso, tem as despesas com areia, ração e manutenção diária. Além disso, eles são doados castrados, vacinados, vermifugados, com atestado de saúde, hemograma e resultado do exame de FIV e FeLV. Você acha pouco? Então vá até uma clínica e faça os cálculos. Depois disso tudo, é justo doar para casas com acesso à rua? É justo doar sem fazer triagem? Já damos a resposta: não é justo com eles e não é justo conosco.
E você acredita que mesmo assim temos gatinhos devolvidos? Então... Já imaginou se não fossemos criteriosos?

Nhoque, Curau, Biscuit, Frederico, Canela e Sushi, alguns dos gatinhos devolvidos

E se eu achar um gatinho, posso levar para o Viva Gato? Eu prometo ajudar todos os meses até ele ser adotado...

Infelizmente não podemos receber mais gatinhos enquanto estivermos lotados. É ruim para os gatos que já estão lá na casa e é ruim para o gatinho que entra, pra dizer o mínimo.  Cada um dos gatinhos que está na casa precisa de espaço, já é estressante demais pra eles ter que dividir o espaço com mais de 80 outros gatinhos. E já imaginou se um pega alguma coisa? Por mais simples que seja, vai passar para muitos outros. É você quem vai lá cuidar? Todos os dias? Pelo menos duas vezes por dia?
Então o que você pode fazer? Já falamos sobre isso aqui. Dá uma olhadinha! Tá cheio de dicas e sugestões.
E precisamos sempre bater na tecla “não temos dinheiro” pra receber mais um animalzinho. E aí sempre que querem entregar um gatinho pra gente falam: “eu ajudo”, “vou depositar todo mês alguma coisa”, “trago ração”, e mais um monte de coisas do tipo. E sabe o que acontece? A grande maioria das pessoas some depois de um ou dois meses. É isso mesmo! Acontece mais do que você pensa, temos vários casos assim...

Consuelo chegou com a promessa de ajuda até a adoção, nunca mais soubemos notícias da pessoa. Ela ainda aguarda por uma família.
Então, assim que as adoções se intensificarem, assim que muitos dos nossos gatos forem doados, assim que realmente pudermos, a gente realmente quer ajudar. Um dia, e temos esperança que esse dia chegue, a gente vai poder ajudar cada vez mais gatinhos. Mas por enquanto, se cada um fizer a sua parte, já ajuda demais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário