Pages - Menu

terça-feira, 11 de junho de 2013

CED - A História da Narizinho

Narizinho é uma gatinha adulta, mãe de 5 filhotes, mansa e sem família. Não se sabe da onde ela veio, quando e como ela foi parar na rua. O que a gente tem certeza é que a Narizinho foi abandonada a pouco tempo e provavelmente prenha e acabou tendo seus 5 filhotinhos sem nenhum tipo de assitência.

Pela sua docilidade sabemos que ela já teve dono, já teve carinho e gosta de atenção. Casos como o dela são muito comuns, gatas que são adotadas sem castrar e que logo emprenham. No caso da gravidez da gata é muito comum q ela, ou os filhotes, ou os dois sejam abandonados na rua, a sua própria sorte.

Se a Narizinho tivesse sido adotada castrada, provavelmente ainda teria casa e não teria corrido riscos na rua.

A Monik, que faz parte do Viva Gato,  cruzou pela história da Narizinho e seus 5 filhotes que estavam morando nos fundos de uma agência de publicidade em Goiânia.
Narizinho foi sempre um amor, já os filhotes nem tanto. Os filhotes como nasceram na rua e não tiveram nenhum contato com seres humanos, se tornaram gatos ferais. O que é um gato feral?

"Um gato FERAL é um felino que retornou ao estado selvagem. São descendentes de gatos domésticos que se perderam de casa e/ou foram abandonados e forçados a aprender a viver nas ruas ou em ambientes com pouco contato humano, como armazéns, fabricas e prédios abandonados." 
Trecho retirado do blog Felinos Urbanos http://felinosurbanos.blogspot.com.br/2011/10/o-gato-feral.html

Em abrigo, pelo stress da condição nada natural pela quantidade de gatos, a probabilidade de um gato feral se reabilitar é mínima, além dele poder ser vetor de inúmeras doenças já que será um gato difícil de manusear, medicar, vacinar nas épocas corretas.

O melhor a ser feito em caso de gatos ferais é sempre o CED. O que é CED?

"Capturar-Esterilizar-Devolver é um método humano e eficaz de controlo de colônias de gatos e de redução da população felina e canina. O processo envolve a captura dos gatos e cães, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução do animal de volta ao seu território de origem."
Trecho retirado do site da Arpa Brasil: http://arpabrasil.com.br/?act[45]=1

Fazer o CED é a única forma de contribuir para o controle populacional e evitar que estas histórias se repitam. Visto que os filhotes já estavam grandes e nada domesticáveis a melhor solução foi fazer o CED nesta colônia. A mãe que é muito dócil depois de castrada foi recolhida ao abrigo do Viva Gato e já está aguardando por adoção. Os filhotes estão sendo capturados com gatoeiras, castrados e devolvido ao local aonde estão sendo alimentados e a presença deles não é incomoda aos vizinhos.

É importante que entendam que nem todo caso é possível fazer resgate. Antes de tentar ajudar algum gato analise com calma a situação e veja se o gato é realmente domesticável. Um gato feral em abrigo sofrerá muito mais do que se for devolvido ao local, que ele já conhece e já esta habituado. O abrigo tem que ser visto como uma situação temporária, um gato feral que dá a entrada em abrigo jamais será adotado e ficará no local tendo contato com inúmeras doenças que podem aparecer em um grande grupo.

Você pode ajudar muito capturando, castrando e devolvendo um gato, qualquer um pode fazer isso ou apoiar alguma grupo que faça. O controle populacional é fundamental para a causa animal, ela evita novos abandonos e novos casos de maus tratos. E sempre que for doar um gato castre! Só assim estas histórias não se repetem pois mesmo uma triagem bem feita não assegura a responsabilidade e bom senso do futuro dono.

A castração da gatinha adulta foi feita pela Arpa Brasil e a dos filhotes está sendo feita pelo Viva Gato. Agradecemos a Arpa por possibilitar a captura dos gatos emprestando a gaiola.
Só faltam dois gatinhos para ser capturados e castrados. A colônia será monitorada pelo Viva Gato enquanto eles viverem. 

Agora que a história da Narizinho cruzou com a sua o que você vai fazer? Eles dependem de nós para que casos assim não se repitam! Castrem e orientem o máximo de pessoas que puder sobre a castração. E claro, se quiser dar uma segunda chance para ela, entre em contato e adote: projetovivagato@gmail.com


A mãe da ninhada foi castrada pela Arpa Brasil
e agora aguarda adoção no Viva Gato.



.oGatinhos capturados

Gatinhos já castrados aguardando a soltura

Nenhum comentário:

Postar um comentário